domingo, 20 de maio de 2012

SURPRESA



Integrantes do grupo: Amanda de O. Santos; Caroline dos Santos; Débora Figueiredo de Souza; Eliana Siqueira; Elton I. Moreno; Friedrich Holf Fernandes; Luana Cristina da Silva; Marcos; Raquel G. Lourenço;  Sandra B. de Brito.
                                                                                                       
                                                                                                 
                                                                                                  
  SURPRESA

É comum ouvirmos as pessoas falarem que tiveram uma surpresa, mas afinal o que vem a ser surpresa? Saberíamos mesmo o significado?            
Baseado no livro surpresa que, segundo o autor Fernando Alberto Taddei Cembranelli, relaciona a surpresa com emoções, sentimentos que cuja conotação pode ser tanto positiva quanto negativa, como receber um belo presente ou uma notícia catastrófica. Já para o filósofo grego Aristóteles, prazer e dor são dois índices inquestionáveis de uma situação vivida. Para o filósofo matemático René Descartes, ficou conhecido como dualismo cartesiano separar o que é da alma e o que é do corpo, pois segundo ele, as emoções são mudanças passivas causadas na alma mediante as forças mecânicas que agem sobre o corpo como, por exemplo:
“A tristeza é uma emoção que consome nosso organismo e nossa vida e devemos evitar. A alegria ao contrário já nos avisa das coisas que podem ser úteis ao corpo.”
Mediante as idéias dos pensadores citados, continuamos não definindo a palavra surpresa, visto que cada um tem o seu ponto de vista, porém também nos faz pensar que a surpresa pode ser um sentimento de reação relativo a um acontecimento inesperado. Pode se apresentar a partir de impulsos nervosos com manifestações como a liberação de adrenalina, aumentando o ritmo cardíaco e impulsionando a pessoa a ter alguma reação corporal, uma emoção básica, que tem a especificidade de poder ser percebida pelo indivíduo como positiva ou negativa, dependendo da forma e conteúdo que lhe deu origem por um lado e das expectativas ou situação concreta em que o indivíduo se encontra por outro.

Referências
Cembranelli, Fernando A. Taddei. Surpresa. São Paulo: Duetto Editorial, 2010. (Coleção Emoções)
http://allowyourself.blogspot.com.br/2011/08/surpresas.html


Aluna: Luana Cristina da Silva                                                      
                                                                     

=========================================================================

EMOÇÃO SURPRESA


A palavra surpreender  vem de surpresa e forma-se do prefixo ser (sobre) a seguir do verbo prende (segurar). Tal emoção pode proporcionar tanto espanto quanto maravilhamento.
A emoção é a reação de um fato acontecido, trazendo sensações que nos são possíveis de distinguir o favorável e o desfavorável. Por exemplo: se perdemos algo possivelmente ficaríamos tristes e se ganharmos, o sentimento será totalmente ao contrário, trazendo felicidade. A emoção surpresa é dividida em sensações boas e ruins, como espanto, choque e maravilhamento,  podendo até trazer consigo frustrações e traumas posteriores.
As ciências cognitivas desenvolveram um modelo prático, envolvendo a informática, de como se encaixa tal emoção: comparou-se nosso corpo com um computador, o cérebro com o hardware e a mente com o software.  Para a psicologia – cognitivo comportamental o processo da surpresa é o travamento e a queda do sistema do computador e sua recuperação no momento seguinte, mas ainda sim, com alterações na configuração inicial.
A surpresa é complexa, pois mexe com o psíquico e físico humano, trazendo sempre a reação de acordo com o sentimento.


Referência bibliográfica:
Cembranelli, Fernando Alberto Taddei. Surpresa. São Paulo: Duetto Editorial, 2010.


Aluna: Débora Figueiredo de Souza

=========================================================================

 
Surpresa

Surpreender é segurar, prender, apanhar. Segundo o dicionário surpresa é algo inesperado, que causa admiração ou espanto, ou seja, chega e causa emoções, seja de alegria ou até mesmo frustação.
As emoções são dominantes na conduta humana, também sendo a relação do individuo com as situações que ele vem a passar.  Para Aristóteles, por exemplo, a emoção é toda afeição da alma que se faz acompanhar por elementos dolorosos ou prazerosos.
As psicologias cognitivas - comportamentais - tratam as emoções como um vírus, sendo que nos comparam a um computador, onde as emoções chegam interfere e desorganiza os sistemas de informação. E a surpresa cabe perfeitamente nessa interferência dos “sistemas”, fazendo com que volte com algumas modificações, trazendo tensão muscular, aumento de ritmo cardíaco e liberação de adrenalina. A surpresa poderia ser qualificada como o encontro com o outro, aquilo que não esperava e de maneira repentina, isso pode causar susto, com a hipótese de causar traumas psicológicos, pois, certos indivíduos não estão prontos para encontrar o oculto, ou até mesmo encanto. De certa forma a surpresa pode ser também algo que não traga “susto”, porém algo que não era esperado, por exemplo, uma partida de futebol tudo pode acontecer, até mesmo o inimaginável.
Surpreender-se é o encontro com um acontecimento único, que desperta a vida psíquica e acorda diferenças, ou seja, no momento que ocorre a surpresa promove uma ruptura momentânea na vida humana trazendo uma sensação de estranheza, pois, a surpresa esta totalmente ligada às emoções como raiva, tristeza e espanto. Qualquer que seja a surpresa sempre haverá uma reação se boa ou ruim, só dependera daquele que a sentir, grandes traumas vem da surpresa com aquilo que no inconsciente temiam e acaba acontecendo, por ser o encontro com o mundo subjetivo.


Referência bibliográfica:

Cembranelli, Fernando Alberto Taddei. Surpresa. São Paulo: Duetto Editorial, 2010.


Aluna: Sandra Borges de Brito. 

=========================================================================


Integrantes do grupo:
Amanda de Oliveira Santos;
 Caroline dos Santos;
 Débora Figueiredo de Souza;
 Eliana Siqueira; 
Elton I. Moreno; 
Friedrich Holf Fernandes; 
Luana Cristina da Silva;
 Marcos;
 Raquel Gonçalves Lourenço;
 Sandra B. de Brito.


SURPRESA!


“Surpresa” ao contrário do que se imagina nem sempre é uma coisa boa. Ao mesmo tempo 
em que a palavra “surpresa” remete a algo inesperado, imprevisto, que causa admiração ou espanto, ela também se associa à assombro, susto, choque.
A surpresa é uma emoção que jamais pode ser banida da nossa vida pra sempre, pois é um equipamento ordinário na nossa relação com o mundo.
Os psicólogos cognitivo-comportamentais chamavam as emoções de “fantasmas da máquina” usando como exemplo o computador. Seu hardware seria como o corpo humano, e o software seria a mente. As emoções nesse caso seriam como a pane repentina do computador, o vírus que interfere o sistema e o desorganiza. A única diferença é que na máquina basta reiniciar o sistema e ela volta a funcionar normalmente, diferente dos seres humanos.
A surpresa neste contexto seria a queda súbita do sistema e sua recuperação no momento seguinte, porém com alterações em sua configuração inicial.
A surpresa pode nos proporcionar situações agradáveis e desagradáveis, portanto devemos estar preparados para lidar com ambas as situações que inevitavelmente sempre surgirão. 

Referências
Cembranelli, Fernando A. Taddei. Surpresa. São Paulo: Duetto Editorial, 2010. (Coleção Emoções)

Aluna: Amanda de Oliveira Santos



=========================================================================


SURPRESA
Antes de falar sobre o tipo de "Surpresa" que eu irei explorar, quero abordar o conceito dessa palavra que é tão sentida e usada cotidianamente e no entanto pouco refletimos em tudo que ela pode representar ou mesmo  em todos os contextos em que ela pode ser inserida.

Gramaticamente falando, surpresa é aquilo que surpreende, espanta. Algumas pessoas, e até autores relacionam a surpresa a um tipo de ignorância.  Ora! se estamos dizendo que nosso objeto de discussão é algo realmente inesperado ou muitas vezes não conhecido, é porque nitidamente esta relacionado a um tipo de ignorância.

O Surpreender-se é estar vivo! Segundo Albert Einstein aquele que não se surpreende esta, por assim dizer, morto!

Você pode sentir muitos tipos de surpresas, inumeráveis!  Ela tem um conceito epistêmico nem mesmo podemos classificá-las em "boas" ou "más" pois algumas simplesmente não podemos previamente conhecer suas consequências, ou de que forma elas nos afetarão, mas sabemos que elas virão.

Pois bem, agora que inserimos o conceito, entraremos no foco principal desse texto que são as "SURPRESAS INEVITÁVEIS"

Para explicar melhor esse contexto podemos citar algumas dessas surpresas inevitáveis:

No esporte temos países que surpreendem em campeonatos mundiais ou em outros torneios internacionais, geralmente são países que não tem tradição em determinado esporte. Quem não se lembra do Guga ?

Na política sempre temos personalidades eleitas sem nenhum histórico de atuação no meio, como nosso querido comediante Tiririca que agora ocupa uma cadeira de Deputado.

Na religião, surpreendentemente algumas pessoas que pregam a fé ficam milionárias rapidamente. Será Milagre ?

Temos também terrorismo, países pobres emergentes, empresas que se tornam gigantes e outras gigantes sucumbem, enfim, podemos citar milhares de surpresas que ocorreram nessa ultima década, mas o que realmente temos que entender é que surpresas desse tipo  inevitavelmente virão, mesmo não sabendo onde, quando, o que e Porque,  e qual o efeito que elas terão em nossas vidas, o que nos resta então é aceitá-las. Assim poderemos lidar melhor com elas, mesmo com as surpresas bizarras.

Referências
Cembranelli, Fernando A. Taddei. Surpresa. São Paulo: Duetto Editorial, 2010. (Coleção Emoções) http://allowyourself.blogspot.com.br/2011/08/surpresas.html

Aluno Friedrich Hoff Fernandes




SURPRESA

Integrantes do grupo: Amanda de O. Santos; Caroline dos Santos; Débora Figueiredo de Souza; Eliana Siqueira; Elton I. Moreno; Friedrich Holf Fernandes; Luana Cristina da Silva; Marcos; Raquel G. Lourenço; Sandra B. de Brito.

   Emoção que nos prende suspensos, totalmente cativos deste acontecimento inesperado, repentino. Algo inusitado que vem de encontro com as nossas expectativas, destruindo-as, nos informa que não temos o poder sobre o mundo, ainda que tentemos acomodá-lo em nossas lógicas.

   Mas a surpresa, como nos pega de improviso, nos leva a julgá-la, por puro preconceito, como boa ou ruim, mas como julgá-la sem nem ao menos a entendermos. Só o tempo vai dizer se foi boa ou ruim. Para nós, mesmo assim, com o passar dos anos, o bom pode virar ruim, e o ruim se tornar ótimo.

   Podemos pensar no sentido que a palavra surpresa tem para nós, mas as idéias que ela nos trás, não pode ser totalmente nova, pois não a reconheceríamos, não faria sentido, ela deve nos soar familiar, mas diferente, como um novo olhar que nunca nos havia prendido.

   Ela pode também nos intuir uma nova postura, uma maneira de encarar a vida, pois quem olha sem ver, que passa pelos lugares sem interagir, que passa pelos acontecimentos sem se importar, que só enxerga o banal, nunca se surpreenderá. Ao contrário, aquele que enxerga o que normalmente não tem importância, que vê algo inusitado, como um mistério embutido em um objeto ou acontecimento, algo que precisa ser explorado. Este realmente se surpreende com os fatos da vida, ele procura analisar o grande mistério que é o mundo e a vida.

   A Surpresa pode nos atingir de muitas formas, mas temos que estar predispostos a aceitá-la, sem medo, sem receio, aceitá-la como portadora de uma mudança.

   Atingidos por ela, nossa psique não pode se manter inalterada, algo a atingiu, algo desconhecido, e se tivermos abertos, nosso pensamento estará mais enriquecido, e vivo.



Referência bibliográfica:

Cembranelli, Fernando Alberto Taddei. Surpresa. São Paulo: Duetto Editorial, 2010

Aluno: Marcos Issobata de Oliveira



================================================================

Surpresa



Surpresa. O fato inesperado, sem aviso de chegada. É incrível como um simples acontecimento pode mudar tanto nosso dia, e até mesmo, uma vida toda.

Surpresa. É a nossa reação ante aquilo que acontece. Podemos vivenciar a surpresa de maneira positiva ou negativa, tudo depende do significado dos acontecimentos para nós e como vivenciamos o seu repentino aparecimento. Algumas surpresas nos fazer rir e chorar, outras nos leva à um misto de emoções difíceis de classificar. Outras podem estragar nosso dia, nossa semana. Uma coisa é fato, toda surpresa vivenciada é única, mas todas causam um grande impacto em nosso dia, em nossas vidas.

A surpresa, pela forma como ocorre, repentinamente, quebra a nossa rotina e nos faz desligar um pouco aquele piloto automático com o qual tocamos nossas vidas, nos fazendo lembrar que há muito mais que a rotina, principalmente nos grandes centros urbanos, onde se vive quase que como um robô, onde o hoje nada mais é que a repetição do ontem.

Filósofos e cientistas tentam estudar, descrever os processos envolvidos na experimentação da surpresa, mas é fato que cada pessoa reage de uma maneira diferente e mais, atribui um valor diferente à surpresa. Alegria, tristeza, espanto, choque, descrença, não importa. Cada surpresa é única e as vivenciamos de maneira diferente, atribuímos valores diferentes.

Referências
Cembranelli, Fernando A. Taddei. Surpresa. São Paulo: Duetto Editorial, 2010. (Coleção Emoções)

Aluno: Elton Itokazu Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário