domingo, 3 de junho de 2012

Inveja


Nem sempre falar sobre a inveja nos trás lembranças ou pensamentos ruins. Ela nos remete aquilo que poderíamos ter e que não temos. Segundo o dicionário uma de suas definições é o desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta.
Inveja é um sentimento inerente aos seres humanos que por sua vez é aprendido por condicionamento. Pode-se dizer que é algo que a cultura de cada um a desenvolve. E o contexto histórico é que vai decidir se você irá impor este sentimento ou não. Quando dizemos que o carro do vizinho é melhor do que o nosso as pessoas em volta começam a ter a mesma visão, ou seja, o dele é o melhor, eu quero igual ao dele.
É considerado por muitos um sentimento ruim por fazer se sentir inferior a alguém ou algo, fazendo com que a pessoa se sinta desigual. E ao se comparar, cabe a ele saber lidar ou não com isso, através do autoconhecimento.
Ao mesmo tempo em que é considerado como algo ruim, ou inferior, pode colocar também como um trampolim. Trampolim porque você começa a almejar algo que não tem e fazendo com que isso te impulsione a ir atrás de seus sonhos, de seus objetivos. Ter pensamento de que se o meu vizinho pode eu também posso.




Referência bibliográfica:
Loffredo, Ana Maria. Inveja/ana maria loffredo – São Paulo: Duetto Editorail, 20120. – (coleção emoções;9)
 

Beatriz Bispo





INVEJA


A inveja é uma emoção, geradora de um sentimento que resulta no descontrole do indivíduo em diversos aspectos e diversas áreas em sua vida.
O invejoso cria uma visão egoísta de algo ou de algum fato, e é incapaz de reconhecer e aceitar o sucesso de outras pessoas. Esta pessoa geralmente não age com maturidade, tem dificuldades de compreensão, apresenta traços egocêntricos que alimentam a incapacidade de reflexão e evolução pessoal.
A inveja é facilmente confundida em algumas ocasiões com outro sentimento, chamado “Ciumes”, isso devido a visão de senso comum, e apesar desses dois sentimentos terem algumas semelhanças, se diferem em pontos importantes que deixam claro suas particularidades e configurações.

O Ciumes se manifesta mediante aquilo que já possuímos, por sua vez a Inveja é um anseio negativo de adquirir aquilo que não nos pertence ou querer alcançar algo pertinente a outro indivíduo.


Referência bibliográfica:
Loffredo, Ana Maria. Inveja/ana maria loffredo – São Paulo: Duetto Editorail, 20120. – (coleção emoções;9)


LUCAS ÉBANO

                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário