segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vergonha
Sentimento que estabelece e apoia a compreensão para a moralidade humana.

Percorrendo a vergonha para diferenciar de outros sentimentos morais, como a culpa, podemos mostrar que esta relação apresenta papel importantíssimo para a construção da personalidade humana. A vergonha geralmente é vista como um sentimento atrelado a culpa.
... a culpa pode ser vista como uma reação a uma ação, enquanto a vergonha como reação a um modelo existencial... Hultberg (1988)
Podemos identificar a vergonha como um sentimento secundário ou uma emoção secundaria, juntamente com a inveja, o ciúme, a empatia, o embaraço e a culpa, uma vez que tais sentimentos envolvem uma consciência de si. Por outro lado sentimentos como alegria, tristeza, raiva, surpresa, medo e desgosto como emoções primarias por não solicitarem aquela observação que fazemos do nosso interior, dos nossos conceitos, valores e sentimentos.
A vergonha é um sentimento básico que envolve a auto-reflexão baseada em valores pessoais e no de outras pessoas. Para sentir vergonha a pessoa compara se sua ação contraria ou não algum referencial próprio ou de outras pessoas que lhe sejam significativas e este fato requer uma tomada de consciência e avaliar a complexa de sua ação.
Avergonhado, desavergonhado e envergonhado são formas ou subgrupos referentes a perder a capacidade de se envergonhar, provocar a vergonha e se acanhar. Essas reflexões mostram que a vergonha pode ser compreendida como um sentimento intrapessoal e interpessoal, em função da consciência do olhar do outro sabre nós.
... o sentimento de vergonha tem origem no fato de eu me fazer objeto de olhar, de escutar, do pensamento dos outros... De La Taille
Podemos entender que a vergonha esta relacionada aos fracassos, as imperfeiçoes, as inadequações e as fraquezas do sujeito diante de regras, valores e sua cultura. Mas para que tenham um “sentimento moral” é necessário que essas regras e valores tenham relações com o conteúdo se sua natureza. Princípios morais de justiça, igualdade, virtudes como honestidade, generosidade e coragem ficam estabelecidas e integradas a sua personalidade e compõe sua identidade de perfeição para que a ação que não esteja de acordo com esses valores e ideias levem ao “sentimento moral” da vergonha.

... Hoje alguns de nos ainda tem vergonha de viver por trás da ausência de vergonha e em sua ética, vivem honrosos e timidamente esperançosos de um futuro promissor. Esses são os homens honestos. É com esses objetivos que uma analise se preocupa. Sua função é resgatar um brasão que mantenha a dignidade do sujeito. Tarefa difícil, mas não impossível. Ainda há homens honestos. Se no principio foi a vergonha, no final está a ética... Tatiana Carvalho Assadi

Corar a pele do rosto deixa a face mais bela...

Referências
ASSADI, T. C., Vergonha - Coleão Emoções, São Paulo, Duetto Editorial, 2010.


Vivianne Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário